quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Novas evidências neurológicas indicam que a Internet nos torna mais inteligentes


Small havia demonstrado previamente que as pessoas que já sabem usar Internet mostram mais atividade em áreas do cérebro relacionadas com o raciocínio complexo, mas neste estudo prévio não se pôde definir qual era a causa e qual o seu efeito.

O novo estudo mostra que as pessoas que usam internet, podem de fato mudar suas funções cerebrais. No experimento participaram 24 adultos dentre 55 e 78 anos de idade. A metade deles tinham experiência na rede, os outros não. Durante os testes, os participantes foram submetidos a escâneres cerebrais enquanto navegavam pela internet, a primeira delas antes de começar o período de treinamento de duas semanas, e a segunda na conclusão do mesmo.

Quando o grupo de inexperirentes foi submetido ao segundo escaneamento, notou-se um aumento na atividade nas áreas do cérebro relacionadas com a tomada de decisões e a memória operacional -a mesma que é usada para armazenar dados rapidamente, por exemplo, como o número de telefone-.

"A internet pode ser um método de exercitar o cérebro", comenta Small. - "Não sabemos se as mudanças que acontecem no cérebro influem em outros aspectos da vida, mas certamente existe uma grande possibilidade".

Fonte: http://www.popsci.com/science/article/2009-10/internet-makes-elders-smarter

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Frases do Pensador - Blog do Diego em Ação