quinta-feira, 5 de agosto de 2010

SESC traz para Uberlândia sucesso latino-americano, Mi Muñequita

Com objetivo de descentralizar as apresentações teatrais e de dança dos grandes centros brasileiros, o projeto Palco Giratório, do SESC Nacional, permite que a população tenha acesso a produções de qualidade de forma gratuita ou com preços simbólicos em alguns Estados. Em Uberlândia, a entrada para o espetáculo será franca.
 
Em cartaz há quatro anos no Uruguai, onde já ganhou e foi indicado a vários prêmios por texto, direção e atuação, o espetáculo teatral Mi Muñequita, pela primeira vez adaptado para o português, conta a história de uma adolescente que usa sua boneca preferida, La Huerfanita, para enfrentar e se libertar da violência gerada pela própria família.
A menina, chamada na peça de La Nena, vive com seus parentes desajustados, La Madre, uma mulher frustrada, El Padre, um homem ausente, El Tio, um senhor rancoroso, e El Presentador, o mestre de cerimônias que nos conduz em um perverso jogo de adultos que inclui traumas e vinganças.
O texto original é de Gabriel Calderón e, na versão tupiniquim, traduzida por Esteban Campanela e dirigida por Renato Turnes, Mi Muñequita ganha novas cenas e improvisos. 
O tom melodramático, tão comum na estética latina, é o ponto forte desta obra tragicômica. “Optamos também por manter os nomes das personagens em espanhol, que são, na verdade, arquetípicos, como o pai e a mãe, assim como a trilha sonora, para reforçar o clima latino. Mas inserimos muita coisa que acabou tornando a adaptação ainda mais engraçada”, afirma Turnes, experiente ator, que pela primeira vez assina a direção de um espetáculo profissional.
O resultado desta montagem é um show bizarro de variedades, freak-show doméstico, que mescla inspirações no repertório das TVs sensacionalistas, no mundo cão, no circo e no teatro do melodrama - uma obra teatral que faz rir e chorar.
A montagem deste espetáculo produzido pela Ponte Cultural foi viabilizada através do Prêmio Municipal de Incentivo à Cultura da Fundação Franklin Cascaes, em 2008, e integrou o projeto de itinerância do SESC/SC de 2009, o  EmCena Catarina. Ainda no final de 2009, o espetáculo foi um dos ganhadores do Edital Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura para nova circulação pelo Estado. Desde abril deste ano, Mi Muñequita está em turnê pelo Brasil através do Palco Giratório, o projeto de itinerância nacional do SESC.
 
Palco Giratório
Criado pelo Departamento Nacional do SESC em 1998, representa, hoje, um dos mais importantes projetos de difusão das artes cênicas no Brasil e América Latina. Com objetivo de descentralizar as apresentações teatrais e de dança dos grandes centros brasileiros, o projeto permite que a população tenha acesso a produções de qualidade de forma  gratuita ou com preços simbólicos em alguns Estados.
O Palco Giratório promove uma média de 800 apresentações por ano em todo o País junto a cidades e interiores escolhidos pelos curadores do projeto, fomentando, difundindo e descentralizando as artes cênicas no Brasil.
 
Serviço:
O quê: espetáculo teatral Mi Miñequita
Quando: 12/08 às 20h
Onde: Teatro Rondon Pacheco
Entrada franca - retirar o ingresso com antecedência
 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Frases do Pensador - Blog do Diego em Ação