terça-feira, 5 de outubro de 2010

Violão Nosso de Cada Dia traz a Uberlândia o violonista argentino, Pablo Márquez

Além do espetáculo com entrada franca, o Projeto prevê também uma aula com o artista para quem se interessar
A 3ª edição do projeto Violão Nosso de Cada Dia, realizado pelo SESC UBERLÂNDIA, acontecerá na próxima segunda-feira, dia 11.
Desta vez, o local escolhido para acolher o espetáculo foi a Igreja Nossa Senhora das Dores, tombada como Patrimônio Histórico Municipal e localizada no Bairro Fundinho.
O projeto Violão Nosso de Cada Dia é resultado da percepção de que há, em Uberlândia, poucas ações voltadas para a prática do violão – apesar de ser este o instrumento mais popular do Brasil.
“Pretendemos trazer para a cidade concertos que, geralmente, acontecem somente em grandes capitais, estimulando também através de encontros com os músicos o surgimento de novos talentos”, explica o músico e idealizador do Projeto, Paulo Vinícius.
Como nas duas primeiras edições, o músico convidado já passou por prestigiadas salas de concerto do mundo e recebeu importantes prêmios.
Pablo Márquez é argentino e ganhou notoriedade internacional em 1987 ao obter aos 20 anos de idade, por unanimidade e no espaço de poucas semanas, o primeiro prêmio de dois dos maiores concursos de violão: Villa-Lobos no Rio de Janeiro e o Concurso Internacional da Radio France em Paris.
A conquista sem precedentes, juntamente com os prêmios em competições internacionais em Genebra e Munique, abriu as portas dos centros musicais mais importantes do mundo para o violonista.
Ao longo de sua carreira, Pablo já visitou mais de 50 países, tendo sido aclamado no Concertgebouw em Amesterdam, no Cité de la Musique em Paris, no Teatro Colon em Buenos Aires , e em grandes festivais em Aix, Avignon, Estrasburgo, San Sebastian, entre outros.
Sua dedicação à música contemporânea o levou a colaborar com os maiores criadores do nosso tempo (Luciano Berio, György Kurtág, Mauricio Kagel) e a estrear inúmeras obras de Oscar Brand Strasnoy, Arthur Kampela, Zad Moultaka, Félix Ibarrondo, Fuminori Tanada Ramón Lazkano e Javier Torres Maldonado.
Suas gravações para a ECM New Series, Kairos e Naïve receberam vários prêmios, incluindo o Grand Prix du Disque da Academia Charles Cros, o prêmio de Amadeus e o  RTL d'Or. Além disso, o álbum foi nomeado o melhor de música antiga pelo Neue Musik Zeitung, na Alemanha (Narváez em ECM), e melhor CD de música clássica do ano para Readings na Austrália.
Pablo Márquez, atualmente, leciona na Musik-Akademie Basel, na Suíça, e é membro fundador do grupo Alma Viva, dedicado a explorar o repertório de música de câmara de compositores latino-americanos.
Master Class
O projeto Violão Nosso de Cada Dia oferece ainda a quem se interessar uma aula gratuita com o concertista, no dia 10, às 15h. Para participar, basta fazer a inscrição, das 10h às 18h, na secretaria do SESC, à Rua Benjamin Constant, nº 844. Telefone: 3212-9099.
 
Serviço:
O quê: 3ª edição do projeto Violão Nosso de Cada Dia com Pablo Márquez
Onde: Igreja Nossa Senhora das Dores – Rua Dom Barreto, nº 60 - Fundinho
Quando: 11 de outubro às 20h

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Frases do Pensador - Blog do Diego em Ação